PAEX é uma parceria que reúne empresas de médio porte em busca da implementação de um modelo de gestão com foco em melhoria de resultados e aumento de competitividade. Através da construção gradativa de conhecimento e do intercâmbio de experiências, os participantes discutem seus modelos de gestão, colocando em prática ferramentas gerenciais e estratégicas. Tudo isso com os professores da FD C acompanhando lado a lado.
Nesse ambiente, os resultados aparecem a médio e longo prazos, através do realinhamento da estratégia de cada empresa e com avaliações gerenciais mensais para mensurar o progresso dos negócios.
Para garantir um rico intercâmbio de informações, o PAEX integra mais de 650 empresas e organizações em todo o Brasil, Argentina, Paraguai e Portugal.
Cooperação que Gera Resultados
- Melhoria nos resultados econômico-financeiros.
- Redefinição da estratégia de gestão da empresa com base em um modelo integrado.
- Definição de indicadores de performance da organização.
- Acompanhamento periódico de metas.
- Redesenho dos processos típicos com maior impacto nos resultados.
- Realinhamento da estratégia comercial da empresa.
- Ampliação dos horizontes a partir do seu contato com a vanguarda da gestão empresarial.
Participantes
Grupos de Empresas de Médio Porte- Reunidos em uma mesma região.
- Não concorrentes entre si, preferencialmente.
- Em processo contínuo de desenvolvimento.
- Com o mesmo nível de complexidade da gestão.
Programa para empresas de pequeno porte que desejam atingir um novo patamar em gestão empresarial.
Apresentação
A Parceria para Estruturação da Gestão – PEG possibilita aos executivos de organizações de pequeno porte assimilarem os fundamentos de gestão necessários para estruturar a empresa e obter melhores resultados de forma continuada e sustentável. A partir do desenvolvimento de aspectos fundamentais da gestão de pequenas empresas, a PEG trabalha no aprimoramento da performance administrativa e da produtividade, impulsionando-as para novos desafios.
Participantes
Empresas de pequeno porte reunidas em uma mesma região e em processo contínuo de desenvolvimento.
Metodologia
A PEG tem uma abordagem metodológica que organiza o conhecimento em quatro ciclos de desenvolvimento, representando quatro áreas essenciais da gestão:
Ciclo 1. Estratégia
Ciclo 2. Finanças
Ciclo 3. Produtividade
Ciclo 4. Comercial
Cada ciclo dura seis meses e é composto por atividades coletivas e individuais.
Do diagnóstico inicial à absorção das melhores práticas, da definição de objetivos estratégicos aos planos de ação, são ao todo 24 meses de atividades para assimilação e aplicação dos conceitos e ferramentas gerenciais.
Trabalhando em grupos de, aproximadamente, dez empresas de uma mesma região (até quatro executivos por empresa), a PEG acelera o desenvolvimento de temas fundamentais da gestão empresarial e promove o intercâmbio de experiências e práticas entre os participantes.
Atividades por ciclo de desenvolvimento:
- Workshops coletivos: introdutórios, com duração de 8 a 16 horas. Neles, são debatidos conceitos, metodologias e práticas de gestão.
- Monitorias: fase de implementação das metodologias de gestão. São realizadas individualmente em cada empresa, com atividades mensais de 4 horas por 3 meses. O primeiro ciclo (Estratégia) prevê uma monitoria extra antes do workshop.
- Avaliação de Projetos e Resultados (APR): avaliação dos projetos e resultados empresariais em atividades individuais de 4 horas por empresa, realizadas ao final de cada ciclo.
- Fórum de Intercâmbio: encontro coletivo de 4 horas para a troca de práticas e experiências.
Resultados
- Estruturação gerencial e de processos internos para a melhoria da competitividade, do desempenho global da organização e dos resultados econômico-financeiros.
- Ampliação da visão sistêmica em gestão e implementação de ferramentas gerenciais nas dimensões da Estratégia, Finanças, Produtividade e Comercial.
- Definição dos indicadores de performance e acompanhamento periódico do cumprimento de metas.
- Capacitação dos gestores da organização e ampliação da rede de relacionamentos.
- Desenvolvimento das competências para administrar de forma equilibrada demandas de curto prazo (resultado) x médio prazo (crescimento).
Conteúdo
Estratégia
- Ideologia Empresarial e Posicionamento Estratégico.
- Análise do Ambiente e Matriz de Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas.
- Objetivos Estratégicos, Mapa Estratégico, Indicadores, Metas e Iniciativas Estratégicas.
Finanças
- Contabilidade Gerencial.
- DRE por Margem de Contribuição.
- Ciclo Financeiro, Controle Financeiro e Necessidade de Capital de Giro.
- Fluxo de Caixa na Base Direta e Indireta.
Produtividade
- Organização do Ambiente de Trabalho.
- Trabalho Padrão.
- Análise de Solução de Problemas.
- Gestão à Vista.
As metodologias de Produtividade são aplicáveis e eficazes em diversos segmentos: indústria, serviços, varejo, etc.
Comercial
- Posicionamento.
- Proposta de Valor.
- Segmentação de Mercado.
- Gestão de Vendas e Desempenho das Equipes de Vendas.