Parceria para Estruturação da Gestão - PEG

Para empresas de pequeno porte que se preparam para atingir um novo patamar em performance gerencial. Por meio do desenvolvimento de aspectos fundamentais da gestão, a PEG contribui para a estruturação da empresa com vistas à melhoria dos resultados econômicos e financeiros.

A Parceria para Estruturação da Gestão - PEG possibilita aos executivos de organizações de pequeno porte assimilarem os fundamentos de gestão necessários para estruturar a empresa e obter melhores resultados de forma continuada e sustentável. A partir do desenvolvimento de aspectos fundamentais da gestão, a PEG trabalha no aprimoramento da performance administrativa e da produtividade das empresas, impulsionando-as para novos desafios.

Resultados

• Estruturação gerencial e de processos internos para a melhoria da competitividade, do desempenho global da organização e dos resultados econômico-financeiros.
• Ampliação da visão sistêmica em gestão e implementação de ferramentas gerenciais nas dimensões da Estratégia, Finanças, Produtividade e Comercial.
• Definição dos indicadores de performance e acompanhamento periódico do cumprimento de metas.​
• Capacitação dos gestores da organização e ampliação da rede de relacionamentos.
• Desenvolvimento das competências para administrar de forma equilibrada demandas de curto prazo (resultado) x médio prazo (crescimento).

Público-alvo

Empresas de pequeno porte reunidas em uma mesma região, e em processo contínuo de desenvolvimento.​

Metodologia

A PEG tem uma abordagem metodológica que organiza o conhecimento em quatro ciclos de desenvolvimento, representando quatro áreas essenciais da gestão:

Ciclo 1. Estratégia
Ciclo 2. Finanças
Ciclo 3. Produtividade
Ciclo 4. Comercial

Cada ciclo dura 6 meses e é composto por atividades coletivas e individuais.

Do diagnóstico inicial à absorção das melhores práticas, da definição de objetivos estratégicos aos planos de ação, são ao todo 24 meses de atividades para assimilação e aplicação dos conceitos e ferramentas gerenciais.

Trabalhando em grupos de, aproximadamente, dez empresas de uma mesma região (até quatro executivos por empresa), a PEG acelera o desenvolvimento de temas fundamentais da gestão empresarial e promove o intercâmbio de experiências e práticas entre os participantes.

Atividades por ciclo de desenvolvimento:

Workshops coletivos: introdutórios, com duração de 8 a 16 horas. Neles, são debatidos conceitos, metodologias e práticas de gestão.
Monitorias: fase de implementação das metodologias de gestão. São realizadas individualmente em cada empresa, com atividades mensais de 4 horas, durante 3 meses. O primeiro ciclo (Gestão Estratégica) prevê uma monitoria extra antes do workshop.
Avaliação de Projetos e Resultados (APR): avaliação dos projetos e resultados empresariais em atividades individuais de 4h por empresa, realizadas ao final de cada ciclo.
Fórum de Intercâmbio: encontro coletivo de 4 horas para a troca de práticas e experiências.

Cronograma de Atividades

Conteúdo

Estratégia

• Ideologia Empresarial e Posicionamento Estratégico.
• Análise do Ambiente e Matriz de Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas.
• Objetivos Estratégicos, Mapa Estratégico, Indicadores, Metas e Iniciativas Estratégicas.

Finanças

• ​Contabilidade Gerencial.
• DRE por Margem de Contribuição.
• Ciclo Financeiro e Necessidade de Capital de Giro.
• Fluxo de Caixa na Base Direta e Indireta.

Produtividade

• ​Organização do Ambiente de Trabalho.
• Trabalho Padrão.
• Análise de Solução de Problemas.
• Análise de Solução de Problemas.

Comercial

• ​​Posicionamento.
• Proposta de Valor.
• Segmentação de Mercado.
• Gestão de Vendas e Desempenho das Equipes de Vendas.

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